.

Robô chinês estuda fundo marinho do Oceano Índico

A China usou um robô submarino de produção nacional para estudar sulfureto polimetálico no sudoeste do Oceano Índico, anunciou a Administração Estatal dos Assuntos Marítimos.
Os cientistas a bordo do navio de pesquisa oceânica "Dayang-1" operaram de forma remota o veículo submarino não tripulado "Hailong" em cinco ocasiões entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, com uma das cinco tentativas fracassando.
Os pesquisadores descobriram sulfureto em mais locais da área de exploração contratada à China e adquiriram um novo conhecimento das características da zona de carbonato, segundo a administração.
Esta informação detalhada é importante para a futura pesquisa do país na área de contrato para a exploração de sulfureto polimetálico, destacou a entidade.
O sulfureto hidrotérmico é um tipo de depósito no fundo do mar que contém cobre, zinco e metais preciosos, como ouro e prata. Estes metais formaram sulfuretos depois de reagirem quimicamente e passaram a depositar-se no fundo do mar em forma de "ventilações de chaminés".
Graças à ajuda do Hailong, os cientistas conseguiram observar essas formações, assim como camarões e peixes cegos e outras espécies nas zonas hidrotérmicas. Além disso, o veículo extraiu um tubo com amostras de água.
O cientista-chefe da expedição, Tao Chunhui, disse que o posicionamento de alta precisão, o controle em tempo real, a observação, a fotografia e o recolhimento de amostras desta tarefa não poderiam ser completados com os métodos convencionais de pesquisa.

.

0 comments: