.

ONDE É A CHINA?

"Onde é a China?" é o título de uma exposição que estará patente no Museu do Oriente, em Lisboa, entre 22 de Maio a 6 de Julho de 2014.



"Num contexto atual de importância crescente da China no mundo, esta exposição de arte contemporânea – pintura, escultura, fotografia e vídeo - centra-se naquela que será uma das questões essenciais no seu futuro próximo.

À resposta simples, assente nas coordenadas geográficas, sobrepõe-se a que contradiz a realidade cultural e geo-política contemporânea que nada tem de estável ou previsível: Onde é a China? Será simultaneamente em qualquer lugar ou em lugar nenhum?

A complexa história do mundo contemporâneo e os efeitos da evolução económica, social e política das últimas décadas permitem assinalar que o aspeto mais constante de globalização parte da China. Hoje em dia, a China está a ser profetizada em toda parte e em lugar nenhum.

Também as atuais estratégias da arte contemporânea apontam, na maioria das vezes de forma intuitiva, para esta pergunta e acabam por revelar uma capacidade singular na possibilidade de mapear as espacialidades complexas associadas à globalização.

A indiferenciação ou indistinção talvez sejam os principais problemas desta questão, pois no lugar de natural especificidade e singularidade encontramos o não-lugar e o genérico. Ou seja, estamos perante um imenso emaranhado de destinos e possibilidades que, pela sua potência recombinatória, apontam para mudanças profundamente representativas da sociedade, da política, da economia, da cultura, etc. e portanto da própria arte.

É justamente neste contexto que Onde é a China? propõe a vários artistas portugueses e chineses uma reflexão, que resulta na apresentação de obras em vídeo, pintura, fotografia e instalação.
Projeto organizado pelas Associações Número – Arte e Cultura (Lisboa) e AFA – Art for All (Macau e Pequim), em parceria com Ideias com Peso, P28 e Força Motriz. Comissariado de Luís Alegre, José Drummond e Nuno Aníbal Figueiredo."



.

0 comments: