.

China investe US$ 2,6 bilhões para proteger principais fontes de rios

A China investirá 16 bilhões de yuans (US$ 2,6 bilhões) para proteger Sanjiangyuan, berço dos rios Yangtze, Amarelo e Lancang, na Província de Qinghai, no noroeste da China.
A segunda fase da proteção e restauração ecológicas de Sanjiangyuan foi iniciada oficialmente.
De acordo com o plano de proteção, a área de restauração será expandida para 395.000 quilômetros quadrados, ou 54,6% da área total de Qinghai.
Mesmo que a primeira fase tenha obtido melhorias óbvias, a erosão ecológica geral da área não foi fundamentalmente controlada, disse Du Ying, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
A segunda fase envolverá a proteção do meio ambiente, melhoria de vida do povo e desenvolvimento coordenado de economia, sociedade e cultura, afirmou Li Xiaonan, funcionário responsável pelo projeto de Sanjiangyuan de Qinghai.
Com uma altitude média de 4.000 metros, a região de Sanjiangyuan vem sendo um paraíso para vaqueiros, animais selvagens raros como o antílope tibetano e ervas médicas como o lótus da neve tibetano.
No entanto, o aquecimento global e atividades humanas surgidos desde o final do último século levaram à deterioração do ambiente natural, contração de pantanais, diminuição de níveis de água em lagos e de fluxos de água em nascentes de rios, além de aumento da desertificação.
Com os esforços significativos de proteção desde 2000, a taxa de cobertura de floresta em Sanjiangyuan cresceu de 3,2% em 2004 para 4,8% em 2012.
O novo plano busca aumentar a taxa para 5,5% até 2020.

.

0 comments: