.

OC na China, outubro 2016

Beijing

A convite da Universidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China o Presidente do Observatório da China foi convidado a participar no Think Tank Europeu 2016 sobre as relações globais entre a China e a Europa (China-EU Relations of Compass Project). Onde teve a oportunidade, de 16 a 19 de outubro, de trocar opiniões com muitos académicos chineses e europeus nomeadamente sobre a pertinência das novas propostas chinesas intituladas Uma Faixa e Uma Rota. Esta proposta chinesa para o relacionamento internacional, conhecida em Inglês como One Belt – One Road, apresenta-se com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a nível global, económico, social e cultural das nossas sociedades no mundo globalizado de hoje, numa perspetiva de interesse e ganho mútuo de todos os países intervenientes.
Portugal é cofundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB), simultaneamente com os principais países europeus, a que se associaram já mais de sessenta países. O AIIB abre espaço aos países emergentes, estabelecendo mais uma alternativa a instituições já consolidadas, como o Banco Mundial e o Banco de Desenvolvimento Asiático, e contribui para a uma maior capacidade negocial dos países integrantes. Com a vantagem de manter a soberania, a nível nacional, sobre os contratos de comércio internacional.

Macau

6.ª Cimeira para o Desenvolvimento Comercial e Industrial dos Países de Língua Portuguesa, Província de Jiangsu e Macau, decorreu de 20 a 23 de outubro de 2016.
A convite do Governo da Província de Jiangsu o Dr. Rui Lourido integrou a Delegação da União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), na qualidade de Diretor Cultural, que foi dirigida pelo Secretário-geral, com a participação do Entreposto como Vice-Presidente da UCCLA, pelo Presidente de Cazenga, Luanda-Angola e pelo Vereador da Cultura de Maputo, Moçambique.
Na conferência participaram representantes de cidades e empresas chinesas e de países de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de relações económicas e culturais bilaterais. Sob proposta da Província de Jiangsu chegou-se ao consenso da necessidade de implementar uma rede de cidades de Língua Portuguesa, mais a cidade de Macau com cidades da Província de Jiangsu, tendo a UCCLA um papel especial como elemento aglutinador.

Província de Jiangsu

Cidade de Yangzhou


3.ª Conferência Conjunta para a Cooperação no Setor Educativo entre a Província de Jiangsu, Macau e Países de Língua Portuguesa, 25 de outubro de 2016
A convite do Departamento de Educação do Governo Provincial e da Universidade de Yangzhou o Observatório da China colaborou nos trabalhos preparatórios desta conferência. O Presidente do OC proferiu uma intervenção na sessão plenária, onde apelou ao reforço dos laços entre as universidades chinesas e as universidades dos países de Língua Portuguesa, como forma essencial para o desenvolvimento do conhecimento e sua partilha em programas bilaterais de resposta aos problemas das sociedades globalizadas da atualidade, pautados pelo interesse mútuo, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. O OC foi testemunha da Cerimónia Oficial de assinatura do estabelecimento da Rede de Universidades dos Países de Língua Portuguesa com Jiangsu e Macau. A UCCLA chamou à atenção para a importância do ensino da Língua Portuguesa, tendo a Universidade de Yangzhou aceite o desafio e declarado que iria abrir brevemente o ensino do Português.

Changzhou

Distrito de Wujin, 26 de outubro de 2016
Visita ao Parque para a Cooperação instalado no Distrito de Wujin, da cidade de Changzhou, onde será construído pelo governo da Província de Jiangsu e da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), as instalações para a Cooperação com as cidades dos Países de Língua Portuguesa com Jiangsu e Macau, onde a UCCLA terá um gabinete. Nas imediações existem já laboratórios conjuntos com outros países como Israel.

Nanjing


Dia 26 de outubro, pelas 9h30m da manhã procedeu-se à cerimónia de assinatura do Protocolo entre o OC e o Governo Provincial de Jiangsu, através da sua Associação de Amizade para com os Países Estrangeiros (AAPE). Tendo como testemunhas a delegação da UCCLA. Tendo assinado pela AAEP o seu Vice-Presidente Dr. Cai Xisheng e pelo OC o nosso Presidente.
.

0 comments: