.

Seminário sobre 35 anos das relações Portugal-China acontece em Beijing

Foi realizado ontem (15) na Universidade de Economia e Negócios Internacionais da China (UIBE, sigla em inglês) um seminário sobre os 35 anos das relações diplomáticas entre Portugal e China e as potencialidades futuras.
Rui Lourido, presidente da organização portuguesa Observatório da China proferiu um discurso no evento, dizendo que a cooperação entre a China e Portugal deverá ser duradoura e do tipo Win-Win. Na opinião dele, a entrada do capital chinês no setor energético de Portugal ajuda o país a sair do apoio financeiro da União Européia e do FMI. Para Lourido, a China desempenha um papel importante para ajudar Portugal a sair da crise financeira. Por outro lado, o investimento da China na Europa deixou o país asiático menos dependente do dólar, o que é favorável para o desenvolvimento econômico e a estabilidade nacional.
Na ocasião, Jin Guoping, diretor do Centro de Estudos de Macau do Instituto de Sinologia de Portugal, enfatizou o papel de Macau para os intercâmbios bilaterais. Ele espera que China e Portugal fortaleçam as cooperações técnicas. Para ele, a UE deve liberar a censura técnica para a China, deixando o país participar da construção de ferrovias de alta velocidade em Portugal. Ele acredita que a ação possa elevar o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois país para um novo patamar.

.

0 comments: