.

Divulgação l Festa do Cinema Chinês

Prezados associados e amigos

O Observatório da China (OC) expressa o seu apoio e associa-se à divulgação da Festa do Cinema Chinês, em Lisboa, que é organizada pelas cinematecas de Portugal e da China, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA) e da Embaixada da China em Lisboa.
A fim de apoiar esta Festa do Cinema Chinês em Lisboa e de aumentar a sua capacidade de mobilização,  o OC decidiu adiar  para 2016, a 2.ª edição do seu Festival Internacional de Cinema Chinês e do Olhar Lusófono (FICH), prevista para o ano de 2015.
Relembramos que o OC têm vindo a dar grande atenção às relações culturais com a China, nomeadamente na área do Cinema,  com a organização do Ciclo de Cinema sobre a China, em 2009, e com a organização, em 2014, da 1.ª edição do FICH, ambas no Cinema de S. Jorge e na Cinemateca Portuguesa e com o apoio da Embaixada da China. 

A realização da Festa do Cinema Chinês, em Lisboa, decorrerá em Setembro em 2 locais distintos:
  1. De 10 e 16 de setembro, no Cinema Ideal, projeção de  doze filmes contemporâneos. Parte deles foram produzidos pelos estúdios XiaoXiang Film Group. Dos restantes destacam-se obras de Tsui Hark e Lou Ye, e, em antestreia, as mais recentes, de Jia Zhangke e Hou Hsiao-Hsien.
  2. De 17 a 30 de setembro,a Cinemateca Portuguesa apresenta, duas dezenas de clássicos, que retomam a grande retrospetiva da década de 80 do século passado e uma retrospetiva de Xie Jin, realizador de "A Guerra do Ópio" (1997), segundo o ICA.


.

0 comments: