.

OC em conferência internacional na China


Como anteriormente informado, o Presidente do Observatório da China, a convite do Reitor da Renmin University of China Chongyang Institute for Financial Studies, Dr. Wang Wen, foi um dos intervenientes na Conferência “The Co-development of International Trade: The New Blue Ocean of the Global Economy - Silk Road Economic Belt Cities International Forum”, que teve lugar na cidade de Yiwu, na China, nos dias 18 e 19 de junho.

O Dr. Rui Lourido interveio no 1º dia, no painel 4 “Establish a New International Trade Order in Globalization Era”.
Entre as várias individualidades intervieram o Ex. Primeiro-Ministro de Espanha, José Luis Zapatero, o Ex. Diretor-Geral da Organização Mundial de Comércio, Supachai Panitchpakdi, o Ex. Ministro das Relações Externas do Paquistão Riaz Hussain Khokhar e o Ex. Presidente da Eslovénia Danilo Turk.


Foi com grande interesse que o OC acompanhou os argumentos de vários especialistas (como Anup Singh, Former Commander-in-Chief, Eastern Naval Command, da Índia, William Jones, Washington Bureau Chief, the Executive Intelligence Review (EIR), dos Estados Unidos e Wahid Abdul Ahad, Acting Mayor of Kabul, do Afeganistão), sobre as novas propostas chinesas de envolver os países asiáticos e ocidentais na partilha dos benefícios e custos da abertura de uma rede de comércio  livre entre a Ásia e a Europa. Genericamente consideradas pertinentes e muito positivas as propostas chinesas geraram grande interesse e debates acalorados.


A participação do Observatório da China nestes fóruns internacionais, revela uma maior maturidade da nossa associação, que perfaz dez anos de vida e que tem vindo a usufruir de um maior reconhecimento de instituições e especialistas nacionais e internacionais.






OC e a delegação timorense


Intervenção de Rui Lourido


Intervenção de Rui Lourido


Sessão de Abertura com José Luiz Zapatero



.

0 comments: