.

Notícias China: A China em Números

Numa notícia publicada na edição física do Expresso do dia 25 de Julho de 2011 (não disponível em versão online), faz-se um apanhado de alguns dos números mais importantes para compreendermos a China. Tem então a China 1341,4 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento do PIB de 10,3%. Os sectores agrícula e industrial, juntos, representam mais de 56% do PIB e empregam mais de 65% da população activa, sendo que a indústria, só por si tem o destacado peso de 39,7%.
A China é o país que detém o maior volume de reservas financeiras do mundo, e a dimensão do seu sistema produtivo influencia toda a oferta mundial. A sua população representa cerca de 20% da população mundial.
O sistema financeiro chinês apresenta quatro bancos estatais, com 50% do total de activos.
No que diz respeito a Portugal, dados de 2010 indicam que 830 empresas portuguesas exportam mercadorias para a China.
A inflacção em 2010 foi de 3,3%, a Balança Corrente 5,2% do PIB e o PIB per capita a Preços Corrente foi 3303€.

Numa notícia relacionada, do mesmo jornal, a subida da inflacção na China, nomeadamente através da subida do preço da carne de porco, está a obrigar a China a repensar a sua estratégia de crescimento. Se a inflacção está a "aquecer" (que vai já numa média anual de 5,5%) a China terá de "arrefecer" a Economia. Um abrandamento da China poderá travar fortemente o comércio mundial. Assim, o abrandamento da "locomotiva económica do mundo" pode começar pelo disparo dos preços da carne de porco na China.
.

0 comments: