.

Cerimónia de entrega à Cruz Vermelha dos donativos recebidos na Conta do Observatório de Solidariedade



Entrega à Cruz Vermelha dos donativos recebidos na Conta de Solidariedade, para com as vítimas dos sucessivos sismos na China, após 12 de Maio

Palavras do Presidente do Observatório da China, na cerimónia que decorreu na biblioteca do Palácio de Conde d'Óbidos, a 23 de Junho de 2008, em nome de todas as instituições envolvidas:
Foi com consternação e profunda mágoa que tomámos conhecimento do grande terramoto que abalou a China, principalmente a província de Sichuan (com epicentro em Wenchuan), mas também Yunnan e Gansu, no dia 12 de Maio. Este cataclismo com 8 graus de magnitude na escala de Ritcher e as sucessivas réplicas, provocaram mais de 70 mil mortos, 17.415 continuam desaparecidos e 374 ficaram mil feridos. Esta área possui cerca de 1,3 milhões de quilómetros quadrados e nela habitam mais de 200 milhões de pessoas, muitas das quais viram agora o seu quotidiano gravemente afectado. As perdas económicas são avaliadas pelas autoridades chinesas em 73 biliões de dólares.

Perante esta devastação o Observatório da China tomou a iniciativa de abrir uma conta de solidariedade, que foi desde logo apoiada pelas seguintes Instituições, que gostaria de mencionar:
  • Câmara de Comércio e Industria Luso-Chinesa (Secretária Geral Profª Fernanda Ilhéu),
  • Fundação Jorge Alvares (General António Adriano Faria Lopes dos Santos),
  • ICODEPO (Instituto para a Cooperação e Desenvolvimento Portugal-Oriente, Prof. Machado da Silva),
  • Liga dos Chineses em Portugal (Sr. Y Ping Chow),
  • Liga da Amizade Multissecular Portugal-China (General Maia Gonçalves),
  • UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Secretário Geral Dr. Francisco Lopo de Carvalho).

    Esta conta de solidariedade hoje encerrada, foi devidamente autorizada pelo MAI
  • Quero agradecer ao Sr. Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Dr. Luís Eduardo da Silva Barbosa, o protocolo que assinou com o Observatório da China, e no âmbito do qual, terá a gentileza de transmitir este muito modesto donativo, à Cruz Vermelha da República Popular da China, para apoio às vítimas.

    Em nome das as instituições envolvidas
    Rui D’Ávila Lourido,
    (Presidente d’Observatório da China)

    Lisboa, 2008-06-23




.

0 comments: