.

Leituras: O Mensageiro de Fidel

Está à venda no mercado português um curioso livro de Alexandre Coutinho – O Mensageiro de Fidel (Editora Guerra e Paz), que se centra no encontro secreto entre Deng Xiaoping e Fidel Castro, verificado na última década do século passado, elaborado através da recolha de um conjunto de documentos, artigos e livros pelo autor.

Coutinho aborda os trabalhos profissionais do jornalista francês Philippe Lancry (Le Fígaro), que depois de ter conseguido entrevistar o pequeno timoneiro e mais tarde Fidel, foi o testemunho privilegiado do encontro entre os dois líderes, conhecido por ter sido um dos encontros políticos do século. Mais que uma focagem no meeting point, a narrativa recorda o momento político que marcou a aproximação entre os dois países (após o colapso da União Soviética), bem como as discussões em torno da opção da via da economia de mercado.

Segundo Adelino Gomes (Público), “Deng defende a ousadia e considera errado pensar-se que só existe economia de mercado «capitalista»; Fidel recusa a ideia de vender a Revolução «aos dólares do capitalismo» e avisa que «conduzir um carro com o pé no acelerador das reformas económicas e outro no travão do controlo político« acabará com o veículo a incendiar-se”.

Aguardam-se ecos! Boa leitura!





O autor: Alexandre Coutinho

Alexandre Coutinho nasceu em Lisboa há 44 anos. Jornalista no quadro redactorial do Expresso desde 1988, trabalha há vários anos na Secção de Economia, onde desempenhou as funções de editor (1998-2000), e acompanha regularmente a área dos negócios e empresas. É licenciado e mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua carreira na imprensa como freelancer em 1984 e realizou no ano seguinte estágio profissional de jornalismo na redacção do parisiense Le Figaro. Em 1986, integrou como jornalista o quadro redactorial de O Jornal (especialização em Economia). Continua a desenvolver a sua actividade de jornalista e fotógrafo na área das viagens de aventura e descoberta, quer através das suas páginas pessoais na Internet, Viagens no Meu Planeta e Volta ao Mundo de Faca e Garfo (www.janelanaweb.com/viagens/index.html), quer em colaborações para outras publicações (jornais, revistas e livros). Nos últimos dez anos viajou por diversos países do mundo, dos cinco continentes, o que lhe permitiu conhecer in loco as respectivas realidades. É co-autor do livro A Irmandade dos Romeiros (2006).

.

0 comments: