.

Presidente chinês vai estar 10 dias na Europa em viagem 'histórica'



O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia no sábado na Holanda uma visita de dez dias a quatro países da União Europa, descrita em Pequim e em Bruxelas como "histórica".
"O comércio continua a ser uma componente marcante da relação UE-China", mas esse relacionamento já não é simplesmente bilateral e "esforça-se por enfrentar em conjunto os mais importantes desafios globais", disse a chefe em exercício da Delegação da UE em Pequim, Cármen Cano, num artigo publicado hoje no jornal China Daily.
É a primeira viagem do Presidente Xi Jinping à Europa desde que assumiu o cargo, há um ano, e também a primeira visita de um chefe de Estado chinês à sede da União Europeia, em Bruxelas.
A visita às instituições europeias, agendada para 31 de março, será a ultima etapa de um périplo que, além da Holanda e da Bélgica, inclui duas das principais economias da UE (Alemanha e França).
Em 2013, o comércio entre a China e a União Europeia somou 559,1 mil milhões de dólares, fazendo da U E o maior parceiro comercial da China pelo 10.º ano consecutivo.
A visita do Presidente Xi Jinping irá "injectar um novo ímpeto" nas relações entre a China e a União Europeia, disse esta semana Wang Chao, vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros.




"China e União Europeia estão ambas numa fase crítica de reforma e desenvolvimento, o que cria novas e históricas oportunidades para o crescimento das suas relações", salientou Wang Chao.
Durante a visita de Xi Jinping, até dia 1 de Abril, China assinará dezenas de acordos de cooperação em diversas áreas, nomeadamente finanças, agricultura, aviação, telecomunicações, ciência e educação, adiantou o mesmo responsável.
"Tornámo-nos fundamentalmente interdependentes e parceiros maduros capazes de resolver divergências através de negociações. Temos agora um interesse mútuo cada vez maior no contínuo crescimento e segurança globais", escreveu a representante da União Europeia no referido artigo.
A visita "será um grande marco nas relações bilaterais", disse o vice-ministro Wang Chao.
O Presidente chinês participará também na 3.ª Cimeira sobre Segurança Nuclear, que decorrerá nos dias 24 e 25 de Março em Haia, na Holanda, com líderes de mais de 50 países, entre os quais o Presidente norte-americano, Barack Obama, com quem terá um encontro bilateral.


.

0 comments: