.

Nova plataforma aproxima empresas portuguesas do mercado chinês

Uma nova plataforma de interação entre empresas portuguesas e chinesas foi apresentada em Aveiro, no âmbito do CPC Alliance. O China - Portugal Cluster Alliance é um projeto de colaboração entre Portugal e a China, com dois anos de duração, que tem como objetivo principal estreitar as relações dos clusters dos dois países, explorando os mercados e oportunidades.

 
Conta como parceiros, do lado português, a Sociedade Portuguesa de Inovação e a Universidade de Aveiro, através do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e envolve, do lado chinês, o próprio Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China e o Zhongguancun Haidian Scence Park, um parque de ciência e inovação da região de Pequim.
 
Sara Medina, administradora da Sociedade Portuguesa de Inovação, explicou à Lusa que, no âmbito do projeto, está a ser feito o estudo dos clusters em Portugal e na China, para depois serem definidas as áreas prioritárias para possíveis colaborações.
 
Áreas como a agroalimentar, indústria farmacêutica e novas tecnologias de informação são apontadas entre as que podem obter benefícios das sinergias entre os dois países.
 
"Estamos a desenvolver uma plataforma de colaboração que possibilita a interação direta entre clusters chineses e portugueses, o que permite estreitar as relações, em termos de possíveis parcerias e negociações, também ao nível comercial", revelou.
 
Tendo o grande mercado chinês como horizonte, o conceito de clusters industriais (aglomerações de empresas, fornecedores, prestadores de serviços e organizações associadas de determinado setor), é um elemento facilitador da internacionalização de empresas de pequena e média dimensão.
 
O desafio do projeto, financiado ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) é encontrar "os parceiros certos" na China para o intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de relações comerciais, cabendo à Sociedade Portuguesa de Inovação (que presta consultadoria dirigida para a Ciência, Tecnologia e Inovação e está há 15 anos na China), "fazer a ponte" entre a realidade dos dois países.

.

0 comments: