.



 
Visitas temáticas prolongam-se até Março
A Ópera e a Literatura na colecção do Museu do Oriente

A Ópera Chinesa e a Literatura dão o mote a dois ciclos de visitas temáticas à colecção do Museu do Oriente, que se iniciam a 20 de Janeiro, prolongando-se até 23 de Março, às sextas-feiras e sábados.

Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a Ópera Chinesa marca ainda pela caracterização única das suas personagens e pela riqueza do seu repertório. No dia 20, às 16h00, são dados a conhecer “Os enredos da Ópera Chinesa”, uma arte que se inspira nas histórias tradicionais e nos romances históricos como “A Lenda da Serpente Branca” ou “O Pavilhão da Ala Oeste”.

Segue-se, a 17 de Fevereiro, “Os quatro tipos de personagens da Ópera Chinesa”, uma visita para descobrir os figurinos, as pinturas faciais e a caracterização dos actores, elementos importantes para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em quatro tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).

Este ciclo termina a 17 de Março, com uma visita subordinada ao tema “A Ópera Chinesa e a Revolução Cultural”, que aborda oito óperas de cariz revolucionário.
Dirigido a quem já leu, quer reler ou está a terminar qualquer um dos livros escolhidos, “Uma colecção, várias leituras” é outro ciclo de visitas temáticas que se realiza a partir de 26 de Janeiro, às sextas-feiras, às 19.00, para explorar a colecção do Museu do Oriente através dos livros.

As sugestões são “O Pavilhão das Peónias” de Lisa See (26 de Janeiro), “Cisnes Selvagens – Três Filhas da China” de Jung Chan (23 de Fevereiro) e “Goa ou o Guardião da Aurora” de Richard Zimler (23 de Março).
A Ópera Chinesa
Ciclo de visitas temáticas
20 Janeiro a 17 Março, sábados
16.00-17.00
M/16 anos
Preço: € 6/ participante
Participantes: mín. 7, máx. 25
Programa:
20 Janeiro
Os Enredos Da Ópera Chinesa
17 Fevereiro
Os Quatro Tipos De Personagens Da Ópera Chinesa
17 Março
A Ópera Chinesa E A Revolução Cultural
Uma colecção, várias leituras
Ciclo de visitas temáticas
26 Janeiro a 23 Março, sextas-feiras
19.00-20.00
Preço: € 6/ participante
Participantes: mín. 5, máx. 20
Programa:
26 Janeiro
“O Pavilhão das Peónias”
Lisa See [Bizâncio, 2008]
23 Fevereiro“Cisnes selvagens – três filhas da China”
Jung Chang [Quetzal Editores2009]
23 Março
“Goa ou o guardião da aurora”
Richard Zimler [Dom Quixote, 2011]
Informações adicionais para a Comunicação Social:
LOGOTIPO LPM 30 ANOS 15 01 16
Margarida Pereira
961 334 957
.

0 comments: