.

Atualidade Económica Portugal-China, junho 2016

No âmbito da reunião internacional de ministros do Mar “Oceans Meeting” que irá decorrer em Lisboa no próximo dia 10 de junho de 2016 (sexta-feira), foi hoje assinado um memorando de entendimento entre a Ministra do Mar, Dr.ª Ana Paula Vitorino e o Ministro dos Assuntos do Mar da República Popular da China, Dr. Hong Hang. Segundo palavras da Ministra o referido memorando visa: “Foi assinado (…) de forma a podermos colaborar na investigação científica e também no desenvolvimento de projetos comerciais no domínio da economia do Mar e que possam conduzir ao aproximar das relações entre os dois países”. Existindo fortes probabilidades de se formar uma parceria bilateral baseada na internacionalização das empresas portuguesas, permitindo a captação de Investimento Direto Estrangeiro (IDE). (mais info)
Na 3.ª Edição do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) Mário Draghi convida Zhou Xiaochuan, atual governador do Banco Popular da China, a visitar Portugal, nomeadamente Sintra. O evento terá lugar num resort de luxo sintrense, entre os dias 27 e 29 de junho de 2016, que contará com a presença de cerca de cento e cinquenta banqueiros e especialistas. Segundo a própria instituição o Fórum BCE: “irá focar-se sobre o futuro da arquitetura monetária e financeira internacional” já que se trata de “um tópico central entre decisores de política e economistas”. Havendo foques destinados à aproximação entre a China e a União Europeia em assuntos económicos. Onde o cerne, de introdução às possíveis intervenções, incidirá sobre o valor da moeda chinesa, o yuan dever acompanhar ou não as flutuações do mercado, questões de câmbio, a manutenção de baixos preços nas exportações de produtos chineses e como enquadrar esta realidade em termos de concorrência europeia. (mais info)
Ainda na temática europeia, a agenda da banca é marcada ainda pela influência da queda das exportações da China, referente ao mês de maio, nas bolsas europeias e visível baixa. (mais info)
Uma notícia já não tão recente, mas de relevo, é a autorização da Transportes Aéreos Portugueses (TAP) o lançamento do primeiro voo direto de Portugal à China. Desde 1999, depois de largos anos e menções à ligação aérea direta entre ambos Estados, este ano antevê-se que seja inaugurada a rota, mais especificamente entre Lisboa e Hangzhou, operados pela companhia Capital Airlines. (mais info)

.

0 comments: