.

Lv Fengding, Encontros Lisboa - maio 2016

A 13 de maio de 2016, na nova sede da EDP em Lisboa, decorreu a 3.ª Conferência do Grande Ciclo de Conferências Sobre a China, que contou com a presença do E.S. Embaixador Lv Fengding. Um evento organizado pela Embaixada da República Popular da China em Portugal e pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

A palestra foi subordinada ao tema “A Iniciativa de «Uma Faixa e Uma Rota» e sua influência”, versando sobre economia e a necessária cooperação bilateral Portugal-China e do benefício que a iniciativa poderá trazer às relações multilaterais a nível mundial.


Segundo a organização, a iniciativa pretende promover a “paz e cooperação, abertura e inclusão, aprendizagem mútua, benefício recíproco e ganhos compartilhados”. O E.S. Embaixador Lv Fengding focou o seu discurso neste mesmo sentido, de troca de cooperação e aconselhamento entre os diferentes Estados, organizando a sua intervenção essencialmente em seis pontos, cinco “w”, nomeadamente:
  1. What is the iniciative?/ Em que consiste a iniciativa?
  2. When was it put forth? / Quando surge?
  3. Where to implement it? / Onde implementá-la?
  4. Who will participate in? / Quem irá participar?
  5. Why was it raised? / Porque foi criada?
  6. How to build it? / Como construi-la?



O Observatório da China recebeu o E.S. Embaixador Lv Fengding

 

Às 17h00 o Observatório da China teve o prazer de receber o E.S. Embaixador Lv Fending e o E.S. Cai Run, Embaixador da China em Portugal e a sua equipa. A reunião começou com uma breve apresentação das várias actividades desenvolvidas pelo OC, seguindo-se uma troca de ideias acerca da Iniciativa “Uma Faixa Uma Rota”.

Nomeadamente, o Presidente do OC referiu a sua participação como investigador no “Grande Projeto da UNESCO – Rotas da Seda Rotas do Diálogo”, desenvolvido entre 1990-1997; a irganização de oito exposições em cidades portuguesas sobre as grandes viagens marítimas chinesas de ZhengHe, estando neste momento e até ao dia 06 de junho patente a público, em Faro, a exposição – Novas Rotas da Seda pela Paz; bem como a sua participação como orador convidado à conferência “The Co-development of International Trade: The New Blue Ocean of the Global Economy – Silk Road Economic Belt Cities International Forum” que se realiza na China (na cidade de Yiwu, província do Zhejiang). Neste âmbito, será igualmente organizado pelo OC, no final de 2016, uma exposição com peças patrimoniais do Museu de Cantão a exibir num museu português, para ilustrar as seculares relações marítimas entre Portugal e a China.




Este encontro permitiu o melhor conhecimento e fortalecimento das relações entre os E.S. Embaixadores e Representantes da China e o Observatório da China, reforçando o interesse mútuo em aproximar Portugal e a China. Entendimento baseado na valorização da herança histórica e cultural entre os dois países, assim como o apreço do intercâmbio cultural com um universo mais amplo, dos países de língua portuguesa. 


O Presidente do Observatório da China aproveitou esta oportunidade para apresentar o Secretário Geral da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, o Dr. Vítor Ramalho, aos seus ilustres convidados, o qual reforçou os valores e visão internacional das relações entre a China e o Mundo de Língua Portuguesa. Em suma, os encontros do dia pautaram-se sobre as relações bilaterais e multilaterais Portugal-China e a Lusofonia. 

.

0 comments: