.

Conferência | 1 de junho

chinoise

  
 Tema:"Chinoiseries. L’Europe et la Chine au XVIII è siècle”
 Apresentada por Dr. Louis Mézin, Conservador-chefe das coleções da Villa Ephrussi de Rothschild (Académie des  Beaux-Arts), França
 Data: dia 1 de Junho, pelas 18h30
 Local: galeria Jorge Welsh Works of Art, Rua da Misericórdia n.º 43, Lisboa
 A entrada é livre, sujeita ao limite dos lugares disponíveis. Para inscrições por favor envie um email para Ana Viegas através de: av@jorgewelsh.com

Os relatos de viagens à China durante o século XVII no contexto das actividades comerciais das Companhias das Índias fomentaram o conhecimento do 'Império do Meio' na Europa. Uma nova curiosidade pelas peculiaridades do mundo asiático e da arte oriental cedo se desenvolveu como consequência destes contactos. Na Europa do século XVIII a pintura, arquitectura, arte dos jardins e artes decorativas foram fortemente influenciadas pela China, de que são ilustrativas as várias "salas chinesas" construídas em palácios reais e imperiais. 
Pagodes, rochedos, peónias e bambus preencheram as superfícies do mobiliário e paredes nos interiores de palácios e, no exterior, os seus jardins. A originalidade da arte do século XVIII reside assim nestas contribuições vindas do exterior que trouxeram consigo um novo sopro à arte ocidental. Louis Mézin é Conservador Chefe das Colecções na Villa Ephrussi de Rothschild (Académie des Beaux-arts) desde 2014. Foi director dos Musées de Nice de 2008 a 2014 e director do Musée Masséna desde 2003. Entre 1992 e 2002 foi Conservador e Conservador Chefe do Musée de la Compagnie des Indes de Lorient. É autor de livros e artigos sobre as relações artísticas entre a Europa e a Ásia no século XVIII. 
A conferência será proferida em francês e é dirigida a coleccionadores, académicos, profissionais de museus e a todos os interessados no tema.
.

0 comments: