.

Chinese Music and Musical Instruments: 2nd Lisbon conference 8-9 May 2017年5月8/9日中国民乐与乐器: 里斯本第二届研讨会

O Observatório da China tem o prazer de se associar à divulgação do Chinese Music and Musical Instruments: 2nd Lisbon Conference 8-9 May | 201758/9日中国民乐与乐器: 里斯本第二届研讨会 A Tribute to Sheng and Guqin | 向笙和古琴致敬 – que terá lugar nos próximos dias 8 e 9 de maio, em Lisboa, no Centro Científico e Cultural de Macau.


Nesta segunda edição da Conferência de Lisboa serão abordados temas como a história do Sheng e do Guqin, dois icónicos instrumentos chineses; a notação musical na China antiga; o xamanismo; o taoísmo; a produção discográfica durante o período da Revolução Cultural; infraestruturas culturais em Macau nas décadas de 80 e 90; ensino e performance da música chinesa em Macau; património cultural intangível na República Popular da China e a música chinesa e a globalização.

A conferência, aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia, conta com a participação de etnomusicólogos e investigadores de renome internacional como Andreas Steen (Dinamarca), François Picard (França), Frank Kouwenhoven (Holanda), Helen Rees (EUA), Stephen Jones (Reino Unido), Xiao Mei (República Popular da China). De Portugal, conta com a participação da investigadora Shao Ling e dos doutorandos Enio de Souza e Leonor Dias Azedo.

Paralelamente à conferência será realizado um recital de Sheng e Guqin, por dois músicos do Conservatório de Shanghai, Chen Jiannan e Lu Xiaozi; exibido o filme Li Manshan: Portrait of a Folk Daoist (80 min.), de Stephen Jones e apresentada a mostra de aguarelas Sizhu 丝竹, Silk and Bamboo: Chinese Musical Instruments, de Mariot Leitão.

A conferência é uma organização conjunta do Centro Científico e Cultural de Macau (MCTES), do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Confúcio/Universidade de Lisboa, sendo o apoio científico garantido pela CHIME – European Foundation for Chinese Music Research. Esta iniciativa conta ainda com o apoio do Museu Nacional da Música, do Instituto de Medicina Tradicional e, como patrocinador principal, a Fundação Jorge Álvares.


.

0 comments: