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Concertos a Oriente: Melodias que Atravessam Culturas

Data: 30 de setembro a 6 de janeiro
Hora21h30 
Preço: € 12
Assinatura Ciclo: € 40 /cinco concertos
Direção artística: Gabriela Canavilhas
Informações e reservas
     T. 21 358 52 44/200 | bilheteira@foriente.pt
    Ticketline 1820 | www.ticketline.sapo.pt

jill lawson

Programa
  • Concerto por Gilda Oswaldo Cruz, piano e comentário
  • Concerto por Pavel Gonziakov (violoncelo) e Jill Lawson (piano)
  • Diáspora - Grupo Renascentista Sete Lágrimas

30 de setembro | 21h30
Duração: 75’, sem intervalo
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)                        
Alma brasileira (Choros nº 5)
A manha da pierrete (de O Carnaval das Crianças)

Renaud Gagneux (1946- )                             
Nojiriko (Suite de 7 peças para piano a partir de haikus de Issa e Mabesoone)
Oito haikus op.54 (de O perfume da Lua, de Buson Yosa)
Fréderic Chopin (1810-1849)                                   
Polonaise op. 26 nº 2; dois Noturnos Op.9 nº 1 e op.62 nº 2; três Mazurkas op. 50
Francisco Mignone (1897-1986)                    
Batucada (1952) *
*primeira audição em Portugal

27 de outubro | 21h30
Duração: 75’, sem intervalo
Frédéric Chopin | Etude op.25 nº7 (arr. A. Glazunov)
J. Brahms | Sonate nº 1 E minor op. 38
A. Glazunov | Elegie
D. Shostakovich | Sonate op. 40

4 de novembro | 21h30
Duração: 75’, sem intervalo
  1. Anónimo (séc. XVI), Na fomte está Lianor
  2. Tradicional (Macau), Bastiana
  3. Anónimo (séc. XVI), Senhora del mundo
  4. Joaquim António da Silva Calado (1848-1880), Flor amorosa
  5. Anónimo (séc. XVI), Dic nobis Maria/Dalha den cima del cielo
  6. Tradicional (Timor), Mai fali é
  7. Gaspar Fernandes (*1565-1629), Tururu farara con son
  8. Gaspar Fernandes (?1565-1629), Xicochi conentzitle
  9. Anónimo XVI/XVII, No soy yo quien veis vivir
  10. Filipe Faria e Sérgio Peixoto s/ texto anónimo (séc. XVI), Triste vida vivyre (contrafactum textual sobre salmo La Terre au Seigneur appartient de Claude Goudimel (?1514-1572))
  11. Filipe Faria (n. 1976) e Sérgio Peixoto (n. 1974) s/ texto de vilancico anónimo (s. XVI), Parto triste saludoso
  12. Artur Ribeiro (1924-1982), Rosinha dos limões
  13. Manuel Machado (c.1590-1646), Dos estrellas le siguen
  14. Tradicional (África do Sul/Moçambique), Yamukela (s/ arr. Pe. Arnaldo Taveira Araújo OFM (n. 1929))
  15. Filipe Faria e Sérgio Peixoto s/ texto Lope de Vega (1562-1635), El pesebre
  16. Romance Sefarad (Marrocos), Mosé salió de Misraim
Filipe Faria, voz | Sérgio Peixoto, voz | Sofia Diniz, viola da gamba | Tiago Matias, vihuela, guitarra barroca e tiorba | Mário Franco, contrabaixo | Rui Silva, percussão histórica
  • Concerto pelo pianista António Rosado
  • Concerto de Ano Novo - Coro Lisboa Cantat

15 de dezembro | 21h30
Duração: 55’, sem intervalo
Fernando Lopes-Graça (1906 - 1994) 
Suite in Memoriam Bela Bartók nº 5
1. Prelúdio, 2. Vesperal, 3.Contradança, 4. Barcarola, 5. Loa, 6. Tocatina

Luís de Freitas Branco (1890 - 1955)
Dos Dez Prelúdios dedicados a Viana da Mota
6. Moderadamente animado, 9. Moderado não lento, 8. Muito animado

Maurice Ravel (1875 - 1937)
Sonatine
1. Moderé, 2. Mouvement, 3. Animé

Claude Debussy (1862 - 1918)
Estampes
1. Pagodes, 2. La soirée dans Grenade, 3. Jardins sous la pluie,
Suite pour le piano
1. Prélude, 2. Sarabande, 3. Toccata
6 de janeiro | 21h30
Duração: 75’, sem intervalo
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Abertura e Apresentação UNITYGATE 2017, Portugal

Local: Estufa Fria – Parque Eduardo VII, 1070-051 Lisboa
Data: 18 de setembro de 2017 pelas 19h30
Entrada gratuita

Unitygate

UNITYGATE é um Projecto internacional, de pontes e intercâmbios culturais entre o Ocidente e o Oriente e escolhe todos os anos um lugar especial para o evento de Abertura (Veleiro Príncipe Perfeito, ruínas do Carmo, Palácio Marquês de Pombal, Museu do Oriente, Casa Museu Medeiros e Almeida, entre outros), todos os anos é realizado um espectáculo de Abertura num lugar de património diferente, em Lisboa, com o objectivo de criar sinergias com o Património e promovê-lo. Este ano escolhe a Estufa-fria, em Lisboa, pelas suas magnificas características ligadas á Natureza uma das temáticas privilegiadas de 2017. 

Este evento abre Programação para o UNITYGATE Portugal 2017 que irá decorrer de 17 de setembro a 8 de outubro, com o evento de abertura previsto para dia 18 de setembro, pelas 19h30.

Este Espectáculo de Abertura é de entrada livre e aberto a todos, embora especificamente dirigido à Imprensa e convidados, incluindo os artistas e as entidades parceiras, que tem aqui a oportunidade de se expressarem. A Programação oferece uma apresentação PowerPoint da programação geral em Portugal, artistas envolvidos, peças, locais e parceiros, ainda ao vivo temos excertos e pequenas performances de Musica e Dança dos artistas envolvidos e diferentes culturas. 

O Projecto expressa-se em 3 vertentes:
  1. Plataforma de Workshops – Plataforma Internacional de Intercâmbio Cultural (dança, música, artes plástica, voz, práticas orientais, culinária, fotografia, vídeo);
  2. Painel Criação e Espectáculos – Espetáculos (oriente e ocidente), Palestras, Performances, Jam session, Exposições
  3. Vídeo Art e Vídeo Reportagem (Workshops/Espectáculos /Processos);
O projecto tem como estrutura de acolhimento e produção, a Amalgama Companhia de Dança, uma Associação Cultural sem fins lucrativos e sem qualquer apoio financeiro do estado que junto com Parceiros e vários apoios logísticos, investem neste grande desafio de manter um Projecto Internacional único com o Oriente em pé e a crescer.

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Exposição Rota Marítima da Seda | 21 de setembro, Évora

O Observatório da China tem o prazer convidar V.Ex.ª para a inauguração da exposição “Cantão e a Rota Marítima da Seda” que terá lugar no próximo dia 21 de setembro pelas 19h00 no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo – Largo Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora.

Esta iniciativa resulta da parceria do Observatório da China com o Museu de Guangzhou, Direção Regional de Cultura do Alentejo/ Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Câmara Municipal de Évora e que conta com o apoio da Embaixada da República Popular da China, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e o Turismo do Alentejo – ERT. A exposição estará patente de 21 de setembro a 31 de dezembro.


Trata-se da primeira vez que um museu chinês é autorizado pelo governo chinês a enviar, para Portugal, um acervo desta importância histórica, com peças originais, de entre elas, algumas recolhidas de escavações arqueológicos em túmulos de antigas dinastias chinesas. A exposição tem como propósito revelar ao público português peças originais do Museu da cidade de Cantão que comprovam as relações multisseculares com a Europa e Portugal através da rota marítima da seda.

A exposição permanecerá patente até ao dia 31 de dezembro, estando aberto ao público nos seguintes horários: horário de verão: 10h00-18h00 / horário de inverno: 9h30-17h30. A entrada na exposição tem um custo de entrada de 3€.
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Ópera de Pequim em Lisboa

Data: 26 de setembro de 2017
Classificação: M/12 anos. Interdita entrada a menores de 6 anos.
Duração: 90 min. s/ intervalo
Organizador: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Custo: 10 €  | Compra dos Bilhetes: Ticketline 
opera de pequim lx
Tianjin Youth Beijing Opera Troupe, companhia de grande prestígio na China e também no estrangeiro, apresenta-se em Lisboa, a convite do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, para assinalar a 4ª celebração mundial do Dia dos Institutos Confúcio, com um espetáculo de excelência desta antiga arte oriental, classificada pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.


O espetáculo, composto por excertos de três peças tradicionais de Ópera de Pequim (EncruzilhadaAdeus Minha Concubina e Montanha Qingshi) contém números de música, dança, mimo, artes marciais estilizadas e humor.
Realiza-se em:
26 de setembro, na Aula Magna, às 21 horas

O programa da visita desta companhia a Lisboa inclui, ainda:
  • Um seminário sobre as artes da Ópera de Pequim e as suas várias vertentes, realizado pelos artistas, no dia 26 de setembro, às 11 horas, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, em que o público será convidado a, por exemplo, experimentar a arte da pintura do rosto ou a envergar um traje operático típico.
  •  Uma exposição nos dias 26 e 27 de setembro, na Reitoria da ULisboa, sobre a história desta antiga arte oriental a que Tianjin, grande cidade portuária localizada perto de Pequim, tem estado ligada desde a sua origem.
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Simbolismo Animal: Construções hermenêuticas em torno de animais reais e imaginários

Local: Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 
Coordenação: Professores Doutores Viriato Soromenho-Marques e António Pedro Mesquita
Docente: Ana Cristina Alves
Número de créditos ECTS correspondentes: 2 ECTS
Horário: Primeiro semestre de 2017/18. Todas as sextas-feiras das 18h30 às 20h30, entre 6 de outubro a 22 de dezembro
Funcionamento: Sessão semanal de duas horas
Número de vagas (mínimo e máximo): 8 a 40 alunos
Inscrições: até 30 de setembro
Custo: 150 € (geral) | 75 € (antigos alunos e membros/funcionários da FLUL) | 70 € (estudantes)
curso mitos e lendas da terra do dragao
Este curso livre pretende apresentar o simbolismo animal na China, dos animais reais e imaginários, numa perspetiva, sempre que possível, comparada com o simbolismo ocidental, e ainda refletir sobre o estatuto dos animais no mundo de hoje.

Objectivos

1. Analisar o estatuto simbólico dos animais reais e imaginários no mundo tradicionalchinês.
2. Refletir sobre a hermenêutica em torno dos animais totémicos, bem como sobre a importância das leituras e investimentos simbólicos associadas aos animais para oschineses.
3. Meditar sobre o estatuto dos animais reais nos dias de hoje no Oriente Chinês e no Ocidente.
Calendário
Data
Tema
outubro
O Dragão (): o totem chinês
A Fénix ( 鳳凰) e o Dragão(): o casamento mitológico
O Tigre () e o Dragão (): o par geomântico
A ascensão espiritual da Serpente (《白蛇傳》)
novembro
A Meditação no Oriente
O Tempo da Tartaruga
As fábulas da  Peregrinação ao Oeste (《西遊記》)
O Simbolismo dos animais do zodíaco chinês
dezembro
A Pedagogia animal: O Filósofo e o Lobo
A Ocidente: da tradição franciscana à ética animal
Apresentação de Trabalhos

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Made in China |中國制造 – A China Lisboeta, uma Exposição Fotográfica de Bruno Saavedra

Nome da Exposição: Made in China | 中國制造
Artista: Bruno Saavedra

BS MADE IN CHINA

Patente até 30 de setembro
Local: Casa Independente – Largo do Intendente n.º 45

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Cursos de Mandarim 2017-2018

Níveis: Iniciação, Intermédio, Avançado
Turmas: Adultos, Crianças
Calendário: 18 de setembro, 2017 - 10 de junho, 2018

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Inscrições abertas a todos os interessados
Local: Centro de Exames HSK Porto
(pertence à Escola Chinesa de Vila do Conde)
Morada: Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis
Rua de Paula Vicente, 4050-459 Porto

Conteúdos: Oralidade, Compreensão e Escrita adequados aos níveis dos exames HSK e HSKK
E-mailhskporto@hotmail.com
Facebook: Centro de Exames HSK Porto
Tel: 931101167, 962385880
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Seminário sobre a Construção e Planejamento Urbanístico para os Países de Língua Portuguesa 2017

O Observatório da China foi convidado a participar no Seminário sobre a Construção e Planejamento Urbanístico para os Países de Língua Portuguesa 2017, sendo destacado o Dr. José de Sousa para essa mesma representação. Afim de obter uma descrição mais pessoal, partilhamos consigo o seu testemunho sob a iniciativa:

Viagem Jose de Sousa1

"Tive a oportunidade de participar num seminário sobre planeamento urbano organizado pela Business School de Xangai e a China Aid, entre 15 e 28 de Agosto. Este seminário dirigiu-se a países de língua portuguesa e contou com delegações do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. Esta acção insere-se numa forte diplomacia económica que a China está a levar a cabo, revelando que está aberta ao mundo e o que de melhor tem para oferecer. E de facto, Xangai foi uma surpresa agradável. É uma cidade bastante sofisticada, com abundantes espaços verdes; com espaços públicos de grande qualidade que tornam agradável conhecer as zonas centrais da cidade andando a pé. Tem uma qualidade do ar e níveis de ruído bastante aceitáveis, a que não será alheia a política de mobilidade em que apenas 20% das pessoas utilizam automóvel. Xangai dispõe de óptimos transportes públicos com uma extensa e moderna rede de metro com cerca 580 km. A bicicleta continua a ter grande importância (ao contrário das duas outras cidades que visitei, Qingdao e Dalian), tirando partido da utilização de tecnologias de comunicação no seu uso partilhado. De facto, gerir uma área metropolitana com 55 milhões de pessoas com aparente sucesso, é obra. O planeamento é essencial!

Viagem Jose de Sousa2

Outro aspecto interessante é o sistema de pagamentos, com a utilização generalizada do telemóvel e dos códigos QR.

A China parece apostada, entre outras coisas, em valorizar o seu património histórico. Em cidades modernas e relativamente jovens como Qingdao e Dalian (pouco mais que 100 anos) esse património é escasso. Um dado curioso da visita a estas duas cidades foi conhecer algo deixado por estrangeiros. No caso de Qingdao, antiga colónia alemã, uma fábrica de cerveja fundada por alemães e o palácio do governador alemão. Em Dalian, uma rua com edifícios construídos por russos. Sobretudo no primeiro caso, isto parecer revelar que a China deixou para trás os traumas da colonização europeia de partes do seu território e procurar agora tirar partido do que de positivo ficou.

A nossa percepção da China não pode continuar a basear-se pela medida das lojas dos chineses. Se o fizermos, cometeremos um erro grave."

José de Sousa
[Vogal da Direção do Observatório da China]
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Curso Livre: Simbolismo Animal. Construções hermenêuticas em torno de animais reais e imaginários

Datas: 4 de outubro a 20 de dezembro de 2017
Horário: quartas-feiras, das 18h00 às 20h00
Inscrições: até 29 de setembro de 2017
Curso Livre Simbolismo Animal site
Este curso pretende apresentar o simbolismo animal na China, dos animais reais e imaginários, numa perspetiva, sempre que possível, comparada com o simbolismo ocidental, e, ainda, refletir sobre o estatuto dos animais no mundo de hoje.

Objetivos:
Analisar o estatuto simbólico dos animais reais e imaginários no mundo tradicional chinês. Refletir sobre a hermenêutica em torno dos animais totémicos, bem como sobre a importância das leituras e investimentos simbólicos associadas aos animais para os chineses. Meditar sobre o estatuto dos animais reais nos dias de hoje no Oriente Chinês e no Ocidente.
Para mais informações, consulte o folheto
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Espetáculo da Associação da Cultura Chinesa Pensamento Oriental (ACCPO)

Organizado por: Associação da Cultura Chinesa Pensamento Oriental  (ACCPO) e Liga dos Chineses em Portugal
Local: Casino da Póvoa do Varzim
Data: 15 de outubro de 2017, pelas 21h00.

A Associação da Cultura Chinesa Pensamento Oriental tem como objectivo promover a cultura chinesa em Portugal, oferecendo um vasto leque de serviços nas áreas de música tocada por instrumentos tradicionais chineses e danças tradicionais chinesas. 

O grupo de arte chinesa Pensamento Oriental esteve já presente em vários eventos, nomeadamente no Festival da Primavera em Lisboa e no Instituto Confúcio em Aveiro, Mid-Autumn Festival, RPC National Day’s Event, III Gala Portugal China 2016, 8.º Aniversário da Fundação Oriente, CTO Summit Huawei-Vodafone, Apresentação de Turismo da China em Aveiro, e entre outros. 

A Liga dos Chineses em Portugal tem inclusive bilhetes limitados a oferecer, caso esteja interessado/a por favor envie um e-mail para: geral@observatoriodachina.org


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Espetáculo do Taiwan Chorus

Local: Auditório do Museu do Oriente
Data: 2017/08/12, pelas 17h00
Duração: 94’, sem intervalo
Entrada Livre (condicionada pela lotação da sala)

O Taiwan Chorus foi criado no ano de 1992 e dedica-se a preservar a tradição musical da região, com destaque para o folclore e canções de raiz popular. Dirigido por Wu Hung-Chang, diretor artístico e maestro do coro. O coro é constituído, atualmente, por noventa membros e marca presença regular em diferentes festivais, contando já com uma intensa produção discográfica.

Taiwan Chorus

Programa

Coro
Song of Alishan, canção popular de Taiwan
Lady Malan, canções populares aborígenes

Coro feminino
Sweetly, canções populares indonésias
South sea girl, música pop de Taiwain

Solo
Rainy days, canções de Cantão e do povo Hakka
Our motherland Taiwan, de Lin Fu Yu [compositor]

Coro misto
The Lord’s prayer, a partir do evangelho segundo São Mateus, 9 – 13
Amen, de Lin Fu Yu [compositor]

Coro
Fireflies, de Lin Fu Yu [compositor]
Lovesick rain, de Kuo Sin Min [compositor]

Solo
Boozing, de Lv Quan Sheng
Love ditties on the tea hill, canção popular de Guizhou

Coro
Flame trees in my hometown, de Lin Fu Yu [compositor]
I love Taiwan, de Hsiao Tyzen
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