.

Observatório da China oferece Biblioteca Digital ao Estado Timorense

No âmbito do XXVI Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, realizado em Díli, Timor Leste, de 29 a 30 junho e 1 julho de 2016, dedicado ao tema geral – Rotas de signos: mobilidade académica e globalização no espaço da CPLP e Macau, o Dr. Rui Lourido, Presidente do Observatório da China (OC), e Coordenador Cultural da UCCLA, apresentou a comunicação – LITERATURAS E MEMÓRIAS NO FUTURO DE MACAU E DE TIMOR – através da Biblioteca Digital com fontes sobre Macau e Timor (Link).

Nesta comunicação, enquadrada no 2.º tema do Encontro – Ciências: difusão e desenvolvimento(s) em Língua portuguesa, Lourido apresentou igualmente o Prémio Literário UCCLA: Novos Talentos Novas Obras em Língua Portuguesa, que se transformou no maior concurso literário de todo o espaço lusófono, a nível das candidaturas recebidas (865 obras, de 722 autores enviadas de todos os países lusófonos e também do Canadá, Itália e Espanha, com um total de mais de 90 mil páginas). A segunda edição do Prémio Literário UCCLA está aberta ao envio de obras até 31 de janeiro de 2017 (Link).
De realçar a reação positiva e solicitação generalizada de acesso a essa Biblioteca Digital por parte das Universidades presentes e autoridades do Estado Timorense. O Observatório da China foi recebido em audiência pelo Ministro da Educação de Timor, Dr. António da Conceição, e foi acordada a realização de um protocolo a legitimar a oferta da Biblioteca Digital com as fontes de Macau e Timor. Outro protocolo está a ser elaborado para oferta desta mesma biblioteca, à Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL), decisão tomada na audiência com o Reitor Francisco Miguel Martins.

 Registo Fotográfico: Audiência com o Ministro da Educação de Timor
Registo Fotográfico: Audiência com o Reitor da UNTL
Nota sobre a Biblioteca Digital com Fontes sobre Macau e Timor
A Biblioteca/ Portal Digital criado pelo projeto do OC "Descrições de Macau-China dos Séculos XVI ao XIX" pretende divulgar de forma clara, simples e gratuita, mas rigorosa e científica, a todos os utilizadores da internet as descrições portuguesas fundamentais para a História de Macau e do seu papel no Mundo, que foi pioneiro no relacionamento de charneira entre o Ocidente e a China. A Biblioteca ao ser constituída pelas obras completas e não por citações, no fundo abarca a história e o espaço geográfico de todo o ex-império português, sendo mais um instrumento pedagógico ao serviço da comunidade escolar (secundária e universitária) e dos falantes de Língua portuguesa espalhados pelo mundo. Permitirá o acesso direto, internacional e imediato a fontes históricas até agora, maioritariamente só acessíveis nos arquivos portugueses ou em edições de difícil acesso, permite que cada utilizador possa copiar as obras que entender para o seu computador pessoal ou do Centro de investigação. Ao serem digitalizadas, muitas destas obras pela primeira vez, passam automaticamente, a ser preservadas da degradação natural do tempo, garantindo a sua salvaguarda para a leitura e instrução das gerações vindouras.
A Memória Histórica é um dos fatores constituintes da identidade multifacetada dos Povos. A sociedade multicultural de Macau e Timor construiu-se ao longo dos séculos e teve um importante papel na relação entre diferentes povos ocidentais e a Ásia. A cidade de Macau teve um papel pioneiro na transferência e interinfluência de conhecimentos técnico-científicos (botânicos, medicinais, geográficos e cartográficos), político-sociais e culturais entre o mundo ocidental e a Europa em particular com a China. O fortalecimento da memória histórica, da identidade, da coesão social e da autoestima são elementos decorrentes do conhecimento, para o qual a edição desta Biblioteca quer contribuir.


.

0 comments: