.

Festival Todos – Caminhada de Culturas, 2016

É com enorme prazer que o Observatório da China se associa à divulgação do Festival Todos – Caminhada de Culturas, Viajar pelo Muno sem Sair de Lisboa. É a 8.ª Edição deste festival anual organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), em parceria com a Associação Académica de Produtores Culturais, a decorrer em setembro de 2016, nos dias 08, 09, 10 e 11. Um lugar onde todas as culturas estarão presentes, a comunidade chinesa em Portugal deverá fazer-se representar.



A iniciativa tem o intuito de promoção do encontro de culturas, fomento do diálogo intergeracional de diferentes origens, assim como a inclusão cultural e social através de artes contemporâneas. Por outras palavras o festival espelha diferentes expressões artísticas – dança, teatro, música, fotografia, entre outras formas de arte híbridas – num diálogo de construção com a população das mais diferentes origens. É uma oportunidade para a apresentação de projetos artísticos, com vista a uma participação ativa em futuras edições do Festival. 
.

Simpósio “China Economic Symposium: Doing Business with a Changing China”

O Observatório da China tem o prazer de se associar à divulgação do Simpósio “China Economic Symposium: Doing Business with a Changing China”, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), em parceria com a Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB). A iniciativa terá lugar no próximo dia 30 de junho de 2016, pelas 10h00, no ISCTE-IUL (Auditório J.J. Laginha) – Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa.



Uma das grandes finalidades deste evento passa pela apresentação do China Business Confidence Index, a análise dos últimos anos de gestão partilhada em empresas de capital luso-chinês e o debate acerca de: "China's Economic Prospects and Implications for Business in Portugal”.

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia.
(Para efeitos de Formulários e consulta do Programa por favor clique AQUI.
.

Espetáculo de Acrobacias, 24 de junho (Lisboa)

O Observatório da China vem por este meio divulgar um Espetáculo de Acrobacias que decorre a título gratuito já amanhã, dia 24 de junho de 2016 pelas 18h30 no Teatro Tivoli BBVA – Av. da Liberdade n.º 182ª, 1250-146 Lisboa. Uma grande iniciativa de conhecimento da identidade cultural chinesa, a nível de música, acrobacias, magia, marionetas. 




.

Lançamento do Filme "As Montanhas se Separam"/ "Mountains May Depart"

O Observatório da China vem por este meio sugerir-lhe a visualização de um filme que será hoje lançado em Portugal, com o título de “As Montanhas se Separam”, do diretor chinês Jia Zhang-ke. O filme foi alvo da Seleção Oficial do Festival Cannes, em 2015, enquadrando-se no género de drama/ romance. Clique aqui para ver o Trailer.

Trata-se da narração de uma história dividida em três tempos, tendo inicio no final da década de 1990, no coração dos dois homens, a jovem Tao, terá de fazer uma escolha que determinará o seu destino e o futuro de seu filho, Dollar. Um século depois, entre uma China em profunda mutação e uma Austrália com a promessa de uma vida melhor, esperanças, amores e desilusões, esses personagens irão encontrar os seus caminhos.



.

Lançamento do Filme "As Montanhas se Separam"/ "Mountains May Depart"

O Observatório da China vem por este meio sugerir-lhe a visualização de um filme que será hoje lançado em Portugal, com o título de “As Montanhas se Separam”, do diretor chinês Jia Zhang-ke. O filme foi alvo da Seleção Oficial do Festival Cannes, em 2015, enquadrando-se no género de drama/ romance: https://youtu.be/j-ae7iLpK_8

Trata-se da narração de uma história dividida em três tempos, tendo inicio no final da década de 1990, no coração dos dois homens, a jovem Tao, terá de fazer uma escolha que determinará o seu destino e o futuro de seu filho, Dollar. Um século depois, entre uma China em profunda mutação e uma Austrália com a promessa de uma vida melhor, esperanças, amores e desilusões, esses personagens irão encontrar os seus caminhos.



.

Seminário, 28 de junho de 2016

O Observatório da China tem o prazer de se associar à divulgação do Seminário “Camilo Pessanha em Três Dimensões – Poesia, Direito e Sinologia – Evocação do Poeta no 90.º ano da sua morte”. O evento é promovido pela Comissão Assiática e Secção de Artes e Literatura, e terá lugar no próximo dia 28 de junho de 2016, pelas 17h30, no Auditório Adriano Moreira.


.

50.º Aniversário Casa de Macau | Prémio Identidade 2016

O Observatório da China tem o prazer de lhe informar que este sábado, dia 25 de junho de 2016, se comemora o 50.º aniversário da Casa de Macau. O evento terá inicio pelas 15h00 nas suas instalações – Av. Almirante Gago Coutinho n.º 142, 1700-033 Lisboa. Informamos ainda que a Casa de Macau ganhou recentemente o Prémio Identidade 2016, que será entregue numa sessão solene integrada nas comemorações acima mencionadas. 

Para mais informações, por favor CLIQUE AQUI.
.

5.ª Visita de Estudo à China

É com enorme prazer que o Observatório da China se associa à divulgação da 5.ª Visita de Estudo à China que será subordinada, no presente ano de 2016, ao tema da “Cooperação Portugal China na Construção da Nova Rota da Seda do Século XXI”. A iniciativa irá decorrer de 13 a 25 de outubro, estando já abertas as inscrições.
No seguinte link poderá encontrar todas as informações necessárias para efeitos de inscrição e não só: mais info
.

Macau acolherá Vencedor do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa

No passado dia 13 de junho de 2016, na Feira do Livro de Lisboa fez-se a apresentação do livro “Era Uma Vez um Homem”, vencedor do Prémio Literário da UCCLA (União das Cidades capitais de Língua Portuguesa) 2015-2016 – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O evento contou com a presença de vários dos elementos do júri, assim como o autor da obra, nomeadamente, João Nuno Azambuja.

O Prémio Literário UCCLA tem como parceiros a editora A Bela e o Monstro, o Movimento 2014 (criado para homenagear os oitocentos anos da Língua Portuguesa) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML). Teve uma enorme afluência, candidataram-se 722 autores, com 865 obras. Para além disso, o objetivo de abrangência e diversidade do universo de língua portuguesa foi alcançado, com candidaturas de todos os países lusófonos e obras em português enviadas do Canadá, Espanha e Itália. 

O premiado, para além da publicação da sua obra, recebeu um convite para o próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que terá lugar em Macau no mês de março de 2017, em colaboração com o Festival Literário de Macau.

.

Feira Internacional de Macau (MIF)

É com enorme prazer que o Observatório da China se torna parceiro institucional da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC), na qualidade de coordenadora do Pavilhão dos Países de Língua Portuguesa e organizadora do Pavilhão de Portugal na Feira Internacional de Macau (MIF).

A 21.ª Feira Internacional de Macau terá lugar nos dias 20 a 22 de outubro de 2016 no Venetian Macao-Resort-Hotel. Segundo a AJEPC: "A MIF é a primeira exposição em Macau acreditada pela “UFI – The Global Association of the Exhibition Industry” e funciona como plataforma regional de cooperação com o Interior da China, especialmente com a Região do Delta do Rio das Pérolas, assim como com os Países de Língua Portuguesa, a União Europeia e o resto do mundo. Este certame tem por objetivo promover o comércio multilateral e o investimento, com vista a congregar fundos, recursos, mercados e tecnologias, e promover a diversificação adequada da economia, através da apresentação de produtos e de oportunidades de investimento, aliada à realização de fóruns, conferências, bolsas de contacto e negociações entre os compradores." (Documento que poderá consultar na integra no seguinte link: http://observatoriodachina.org/index.php/pt/2-uncategorised/118-feira-internacional-de-macau-mif).

.

Protocolo de Cooperação BN e BNC

No passado dia 01 de junho de 2016 decorreu, nas instalações da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), uma reunião entre a BNP, a Biblioteca Nacional da China e o Observatório da China (OC) acerca do projeto Biblioteca Digital sobre Macau do Observatório da China em cooperação com a BNP, UCCLA e o valioso patrocínio da Fundação Macau. Sendo fortalecido o reconhecimento internacional do projeto, disponível em: www.fontesmacau.observatoriodachina.org
A BNP fez-se representar pela sua diretora Dr.ª Inês Cordeiro, o OC pelo seu presidente, Dr. Rui d’Ávila Lourido e a Biblioteca Nacional da China pelo sue vice-presidente Dr. Zhang Zhiqing acompanhado por três diretores de departamento. Rostos que marcaram a assinatura de um protocolo de cooperação com vista à promoção de ambos patrimónios.
 


.

Atualidade Económica Portugal-China, junho 2016

No âmbito da reunião internacional de ministros do Mar “Oceans Meeting” que irá decorrer em Lisboa no próximo dia 10 de junho de 2016 (sexta-feira), foi hoje assinado um memorando de entendimento entre a Ministra do Mar, Dr.ª Ana Paula Vitorino e o Ministro dos Assuntos do Mar da República Popular da China, Dr. Hong Hang. Segundo palavras da Ministra o referido memorando visa: “Foi assinado (…) de forma a podermos colaborar na investigação científica e também no desenvolvimento de projetos comerciais no domínio da economia do Mar e que possam conduzir ao aproximar das relações entre os dois países”. Existindo fortes probabilidades de se formar uma parceria bilateral baseada na internacionalização das empresas portuguesas, permitindo a captação de Investimento Direto Estrangeiro (IDE). (mais info)
Na 3.ª Edição do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) Mário Draghi convida Zhou Xiaochuan, atual governador do Banco Popular da China, a visitar Portugal, nomeadamente Sintra. O evento terá lugar num resort de luxo sintrense, entre os dias 27 e 29 de junho de 2016, que contará com a presença de cerca de cento e cinquenta banqueiros e especialistas. Segundo a própria instituição o Fórum BCE: “irá focar-se sobre o futuro da arquitetura monetária e financeira internacional” já que se trata de “um tópico central entre decisores de política e economistas”. Havendo foques destinados à aproximação entre a China e a União Europeia em assuntos económicos. Onde o cerne, de introdução às possíveis intervenções, incidirá sobre o valor da moeda chinesa, o yuan dever acompanhar ou não as flutuações do mercado, questões de câmbio, a manutenção de baixos preços nas exportações de produtos chineses e como enquadrar esta realidade em termos de concorrência europeia. (mais info)
Ainda na temática europeia, a agenda da banca é marcada ainda pela influência da queda das exportações da China, referente ao mês de maio, nas bolsas europeias e visível baixa. (mais info)
Uma notícia já não tão recente, mas de relevo, é a autorização da Transportes Aéreos Portugueses (TAP) o lançamento do primeiro voo direto de Portugal à China. Desde 1999, depois de largos anos e menções à ligação aérea direta entre ambos Estados, este ano antevê-se que seja inaugurada a rota, mais especificamente entre Lisboa e Hangzhou, operados pela companhia Capital Airlines. (mais info)

.

Inauguração - Exposição de Caligrafia

Exmo(a). Sr(a).

É com enorme prazer que o Observatório da China se associa à divulgação da exposição e inauguração de caligrafia Beleza dos Caracteres: Contemplação dos Filósofos Antigos e Expressão dos Calígrafos Contemporâneos da China. Evento que toma lugar no próximo dia 16 de junho pelas 18h30 no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) – Rua da Junqueira n.º 30, 1300-343 Lisboa.
Iniciativa organizada não só pelo CCCM mas ainda pela Embaixada da República Popular da China e a Federação Chinesa de Círculos Literários e Artísticos. (convite oficial do evento:) 

.