.

Votos de Boas Festas

A Direção do Observatório da China deseja-lhe

Boas Festas e um Feliz Ano Novo


.

Delegação de Cantão em Portugal

A convite do Observatório da China, da UCCLA e da Câmara Municipal de Lisboa, deslocou-se a Portugal uma delegação do Governo de Guangzhou, chefiada por Su Zhijia, presidente da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês de Cantão (por especialistas considerada como a Câmara Alta Legislativa de Guangzhou). O Observatório da China colaborou na organização do programa da delegação em Portugal, nomeadamente na reunião com o presidente da CML, Fernando Medina, na reunião com a UCCLA, o Observatório da China e no seminário “Oportunidades de Negócio entre Guangzhou e Portugal”, organizado pela AICEP e pela Câmara de Comércio da cidade de Cantão, com o apoio da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, do Observatório da China, da Câmara Municipal de Lisboa, da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e da CCILC, no qual participaram cerca de 40 empresários chineses e cerca de uma centena de empresários portugueses.
  • As referidas sessões de trabalho decorreram com sucesso. A representar o Observatório da China estiveram o seu presidente, Rui Lourido, a vice-presidente Carla Fernandes e o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Lipari, que receberam em audiência a delegação de Guangzhou. O presidente Su Zhijia afirmou a sua admiração e agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Observatório da China nestes 10 anos de atividade. Seguindo-se a assinatura de um protocolo de colaboração e amizade com a cidade de Cantão.
  • Com a UCCLA, representada pelo seu Secretário-geral, Vitor Ramalho e pelo responsável da sua comissão empresarial, Luís Todo Bom, a delegação chinesa manifestou o seu grande interesse no desenvolvimento de relações com as cidades lusófonas associadas da UCCLA.
  • Na Câmara Municipal de Lisboa, a delegação chinesa foi recebida no Salão Nobre pelo seu presidente, Fernando Medina, pela vereadora da cultura, Catarina Vaz Pinto, pelo Presidente do Observatório da China e pelo Secretário-geral da UCCLA. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa aceitou iniciar a constituição de uma parceria, com vista ao estabelecimento de relações de amizade e cooperação entre Lisboa e Cantão.

Audiência na Câmara Municipal de Lisboa


Reunião com o Observatório da China e a UCCLA

.

Fase final de candidaturas ao Programa Intensivo “Chinese Business Culture and Negotiation”


O Observatório da China associa-se à divulgação do Programa Intensivo "Chinese Business Culture and Negotiation" cujas candidaturas encontram-se a decorrer até ao próximo dia 28 de dezembro.

A 1.ª edição do Programa decorrerá de 11 a 14 janeiro de 2016, em horário pós-laboral (18h30-22h30).
Como promoção de lançamento desta 1.ª edição, o INDEG-IUL oferece um desconto exclusivo de 25% no valor total da propina.


Razões para frequentar este Programa:

- Conhecer a realidade atual da China enquanto segunda economia mundial, a sua presença no mundo e em Portugal e a sua forma de atuação para melhor poder lidar com ela;

- Conhecer o processo de desenvolvimento da economia chinesa e o modo como influencia os outros países enquanto componente de decisão fundamental para gestores, decisores e negociadores que interagem com a China ou pretendem vir a fazê-lo;

- Partilhar pontos de vista com docentes que possuem larga experiência e vivência na China;

- Adquirir conhecimentos avançados sobre as formas de interação e os modos de negociação com quadros chineses.



Conheça o Programa na íntegra aqui.
.

Luso-Chinese Youth Summit em Portugal

O Observatório da China associa-se à divulgação da 1ª edição do Luso-Chinese Youth Summit (LCYS), um evento que pretende promover o conhecimento e estimular o contato entre os jovens portugueses e chineses, organizado pela Associação de Estudantes Luso-Macaense, que terá lugar no dia 8 de dezembro, das 9h00 às 18h00, no Museu do Oriente.



.

Seminário Oportunidades de Negócios entre Guangzhou e Portugal

A convite do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do Presidente do Observatório da China e do Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa desloca-se a Portugal uma delegação de Guangzhou, dirigida pelo Presidente Su Zhijia, da Chinese People's Political Consultative Conference Guangzhou Committee. No âmbito desta visita realiza-se o seminário Oportunidades de Negócios entre Guangzhou (China) e Portugal, gentilmente organizado pela AICEP e pela Guangzhou Municipal Commission of Commerce, com o apoio da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, do Observatório da China, da Câmara Municipal de Lisboa, da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e da CCILC a decorrer no dia 7 de Dezembro de 2015, a partir das 10h00, no Hotel Marriott, em Lisboa.
Este evento tem como objetivo promover o comércio e investimento entre Portugal e a China, e conta com a presença de 25 empresas dos setores e-commerce, logística, construção, energias renováveis, marroquinaria e transporte.

.

Lançamento do Portal Digital: Fontes Macau-China em Chinês

No dia 14 de outubro de 2015, pelas 17h00, o Observatório da China (OC) conjuntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), com a Fundação Macau (FM) e com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) procedeu ao lançamento e apresentação da versão em Mandarim da Biblioteca Digital sobre Macau-China.

O evento / conferência de imprensa decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, com as seguintes presenças: em representação da BNP - a sua Presidente Inês Cordeiro; do Secretário Geral da UCCLA - Vitor Ramalho; da Fundação Macau o seu Presidente - Wu Zhiliang, o seu Secretario Geral - Cao Jinfeng, e a Chefe do Instituto de Estudos da FM - Lisa Wong; e do OC, o seu Presidente - Rui Lourido, a sua Vice Presidente – Carla Fernandes, e o Presidente do Conselho Fiscal – Carlos Lipari.

A Biblioteca Digital sobre Macau apresenta-se atualmente em versão bilingue – Português e Chinês. Já no final do ano queremos apresentar esta Biblioteca igualmente em Inglês e Francês.

Esta Biblioteca Digital criada pelo projeto "Descrições de Macau-China dos Séculos XVI ao XIX" pretende divulgar de forma clara, simples e gratuita, mas rigorosa e científica, a toda a população de Macau, mas também a todos os utilizadores internacionais da internet as descrições portuguesas impressas, fundamentais para a História de Macau e do seu papel no Mundo, que foi pioneiro no relacionamento de charneira entre o Ocidente e a China.
















.