No dia 14 de outubro de 2015, pelas 17h00, o Observatório da China (OC) conjuntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), com a Fundação Macau (FM) e com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) procedeu ao lançamento e apresentação da versão em Mandarim da Biblioteca Digital sobre Macau-China.
O evento / conferência de imprensa decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, com as seguintes presenças: em representação da BNP - a sua Presidente Inês Cordeiro; do Secretário Geral da UCCLA - Vitor Ramalho; da Fundação Macau o seu Presidente - Wu Zhiliang, o seu Secretario Geral - Cao Jinfeng, e a Chefe do Instituto de Estudos da FM - Lisa Wong; e do OC, o seu Presidente - Rui Lourido, a sua Vice Presidente – Carla Fernandes, e o Presidente do Conselho Fiscal – Carlos Lipari.
A Biblioteca Digital sobre Macau apresenta-se atualmente em versão bilingue – Português e Chinês. Já no final do ano queremos apresentar esta Biblioteca igualmente em Inglês e Francês.
Esta Biblioteca Digital criada pelo projeto "Descrições de Macau-China dos Séculos XVI ao XIX" pretende divulgar de forma clara, simples e gratuita, mas rigorosa e científica, a toda a população de Macau, mas também a todos os utilizadores internacionais da internet as descrições portuguesas impressas, fundamentais para a História de Macau e do seu papel no Mundo, que foi pioneiro no relacionamento de charneira entre o Ocidente e a China.
.
0 comments:
Enviar um comentário