.


O Observatório da China vem divulgar o colóquio Portugal-China, a decorrer no dia 3 de junho, entre as 9h30 e as 13h00 na Sala do Senado da Assembleia da República.



.

O Observatório da China associa-se à divulgação do Seminário Permanente de Estudos sobre Macau - Presença de Camões em Macau: Tradição e Historicidade, que irá decorrer dia 3 de junho, pelas 18h00, na faculdade de Ciências Sociais e Humanas.




.

Seminário Permanente de Estudos sobre Macau

No  próximo dia 30 de Maio irá decorrer mais uma sessão do Seminário Permanente de Estudos sobre Macau, que estará a cargo da investigadora Ana Catarina Leite (FCSH-NOVA). Como informa o poster em anexo:
Visionamento do Filme Isabella (17.30h) e às 19 horas a Palestra "Representar Macau no Cinema Contemporâneo de Hong Kong: Uma Leitura de Isabella, de Pang Cheung-Ho".
Poderão optar por assistir apenas ao filme ou apenas à palestra, ou a ambos.

30 de Maio

Anfiteatro 002, piso -1, torre A (no recinto principal da FCSH, Av. de Berna, n. 26).


.

Espetáculo - Delegação Cultural e Artística do Instituto Politécnico de Macau

O Observatório da China pretende divulgar o evento promovido pela Delegação Cultural e Artística do Instituto Politécnico de Macau, a decorrer no dia 22 de maio, quinta-feira, na Aula Magna da Universidade de Lisboa. O espetáculo é de livre acesso e no final serão sorteadas duas viagens à China. 

.

Presidente da República Portuguesa de visita à China

Na sequência da visita do Exmo. Senhor Presidente da República à China, a Televisão de Pequim (BTV) irá transmitir, entre os dias 16 de 18 de maio, um documentário de três episódios sobre Portugal. A série, realizada em Setembro 2013, será transmitida no canal televisivo Notícias de Pequim pelas 9h10, hora local (2h10 em Portugal), podendo também ser visualizada na Internet no sítio http://itv.brtn.cn/live?channel_id=83&cvod=1&time=0
.

Orquestra Infanto-juvenil de Cantão em Portugal

Realizou-se no passado dia 6 de maio, no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, o espetáculo da Orquestra Infanto-juvenil de Cantão (Dongchuan Road Primary School Wind Band), que contou com o apoio do Observatório da China, Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, UCCLA, Conservatório de Música de Coimbra e a Universidade de Coimbra. O OC, representado pelo Presidente Rui Lourido, recebeu a comitiva de Cantão, em Lisboa.







.

Seminário sobre 35 anos das relações Portugal-China acontece em Beijing

Foi realizado ontem (15) na Universidade de Economia e Negócios Internacionais da China (UIBE, sigla em inglês) um seminário sobre os 35 anos das relações diplomáticas entre Portugal e China e as potencialidades futuras.
Rui Lourido, presidente da organização portuguesa Observatório da China proferiu um discurso no evento, dizendo que a cooperação entre a China e Portugal deverá ser duradoura e do tipo Win-Win. Na opinião dele, a entrada do capital chinês no setor energético de Portugal ajuda o país a sair do apoio financeiro da União Européia e do FMI. Para Lourido, a China desempenha um papel importante para ajudar Portugal a sair da crise financeira. Por outro lado, o investimento da China na Europa deixou o país asiático menos dependente do dólar, o que é favorável para o desenvolvimento econômico e a estabilidade nacional.
Na ocasião, Jin Guoping, diretor do Centro de Estudos de Macau do Instituto de Sinologia de Portugal, enfatizou o papel de Macau para os intercâmbios bilaterais. Ele espera que China e Portugal fortaleçam as cooperações técnicas. Para ele, a UE deve liberar a censura técnica para a China, deixando o país participar da construção de ferrovias de alta velocidade em Portugal. Ele acredita que a ação possa elevar o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois país para um novo patamar.

.

OC acompanha Visita de Estado à China

O Observatório da China, representado pelo Presidente Dr. Rui Lourido, foi convidado a acompanhar a Visita de Estado à China e a integrar a comitiva do Senhor Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que está a decorrer de 12 a 19 de Maio.
Com o objetivo de ampliar o impacto cultural e académico, o Observatório organiza conjuntamente com várias Universidades e a Academia de Ciências Sociais da China, várias conferências e palestras alusivas aos 35 anos do Estabelecimento das Relações Portugal-China.


Beijing:

Dia 15, 9h30 – 12h00:
O Dr. Lourido participará no “Colóquio sobre os 35 anos de Relações Diplomáticas Portugal – China e potencialidades futuras”, organizado conjuntamente com o Centro para o Estudo dos Países de Língua Portuguesa (dirigido pelo Prof. Catedrático Wang Cheng’an, da Beijing University of International Business and Economics Studies -Vice-Presidente do China Institute for WTO -  Ex. Secretário Geral do Fórum Macau) e com a participação do Centro para o Estudo das Relações China Ocidente, dirigido pelo Prof. catedrático Jin Guoping da Universidade de Línguas Estrangeiras de Beijing, nosso associado. O reitor da UIBE confirmou a sua presença e através do CEPLP irá organizar uma cerimónia para a assinatura do Protocolo de colaboração com o Observatório da China.


Macau:
Contatos com a Direção do Instituto Cultural de Macau, bem como com os gestores do Festival de Macau e da Orquestra de Macau.
 No dia 19 de manhã o Dr. Rui Lourido, dará uma palestra na Universidade de Macau, organizada pelo Departamento de Estudos Portugueses.

Cantão (20 a 23 de Maio):

Depois de Macau o Presidente do OC seguirá para Cantão, onde será recebido pelo Vice-Mayor do Governo de Guangzhou (nomeadamente ultimará a contratação da vinda da Ópera de Cantão a Portugal). O será recebido pela Academia de Ciências Sociais de Cantão, onde o Prof. Rui Lourido, fará uma palestra sobre as relações Portugal – China, dimensão histórica e potencialidades futuras.






.

Orquestra Infanto-juvenil de Cantão, China em Coimbra - 6 de Maio de 2014

.