Segundo o artigo de opinião de Cátia Miriam Costa, disponibilizado no Jornal Oje, foi publicado recentemente, no blog “Schumpeter”, o artigo “The English Empire”, que noticiava a hegemonia da Língua Inglesa e a sua expansão pelo mundo, ressalvando o facto da mesma ter importância a nível internacional, inclusive no mundo dos negócios. A par destas afirmações surge a questão da Língua Portuguesa e a sua afirmação mundial, na medida em que é a “quarta língua mais falada no mundo, a quinta mais usada na internet e a terceira mais usada nas redes sociais”, falada, igualmente, pelos cinco continentes e ainda adotada como idioma obrigatório em países como a Argentina e o Uruguai, adquirindo também importância em outros países fronteiriços com países lusófonos.
Atualmente o Português já representa 3,85% do PIB mundial, e prevê-se um maior crescimento. É de ressalvar que a língua é um veículo de aproximação nos negócios, facilita a compreensão da legislação em outros países, que se traduz nos baixos custos que isso implica. Não cabe apenas às grandes instituições como a CPLP a valorização e promoção da Língua Portuguesa, mas também à sociedade civil através da partilha de tecnologia e informação.
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