.

"Shakespeare ao pé da letra"
 
"O Grupo Juvenil de Teatro de Repertório de Macau, orientado pelo dramaturgo Lawrence Lei, propõe para este ano uma estreia no texto e na representação clássica de Shakespeare. “Conto de Inverno” vai ser levado à cena a 25 e 26 de Maio, o mais fiel possível à linguagem escrita e de palco do criador britânico. Para tal, o grupo conta com a direcção da encenadora e tradutora de Taiwan Ma Tin Ni. “A encenadora vem de Taiwan. É uma especialista em Shakespeare, fez várias traduções. Convidámo-la a vir aqui para nos dar um workshop e nos ensinar a recriar o estilo de Shakespeare. Queremos manter os diálogos e a forma de interpretação originais”, explica Lawrence Lei, também director da Escola de Teatro do Conservatório de Macau. “Tanto quanto sei, apenas pequenos trechos de Shakespeare foram até aqui apresentados em Macau”, diz. “Não vamos fazer qualquer edição ao texto original. Temos mais de 20 personagens na peça. Precisamos de muitos actores. Teremos música e dança na peça. A música será tocada ao vivo e com a presença de um coro”, descreve.
No que diz respeito a exposições, destaque para uma mostra de fotografia do filósofo francês Jean Baudrillard, que teorizou sobre os conceitos de hiperrealidade e simulacro. “Técnicas em Extinção” exibe 50 imagens do autor, numa co-organização do Consulado Geral de França em Hong Kong e Macau e da Alliance Française de Macau."
 
 
Ponto Final
 20/ 03/ 2013
 
Nadza Ceita
Colaboradora OC
 
.

“Face to Face. The Transcendence of Chinese Arts in China and Beyond”


 Face to Face. The Transcendence of Chinese Arts in China and Beyond” (A Transcendência da arte chinesa na China e para além de si), a realizar em Lisboa a 3 e 5 de Abril de 2013, contudo no dia 2 às 18h30 realiza-se a abertura oficial organizada pela Faculdade de Belas Artes (Centro de Investigação de Ciências da Arte e do Património – Francisco de Holanda, com a parceria especial do Observatório da China). A Comissão científica já selecionou 34 comunicações vindas de vários países da Europa, Ásia e América. Pretende-se apresentar uma grande variedade de novas perspetivas sobre as mudanças artísticas e estilos de artes chineses, resultantes do intercâmbio artístico e interações mútuas com as artes, estilos e técnicas de outras culturas na China e além de suas fronteiras culturais.
 
Colaboradora do OC
 
Nadza Ceita
.

CNPC quer entrar no consórcio ENI/Galp em Moçambique




"A China National Petroleum Corp (CNPC), a maior petrolífera chinesa, quer entrar no consórcio liderado pela italiana ENI, que prospeta gás no norte de Moçambique e que integra também a portuguesa GALP, anunciaram fontes ligadas ao processo.

A ENI, que detém 70% do consórcio, poderá vender uma participação de 20% no Complexo Mamba, na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, para repartir custos de exploração."

Para ler a noticia na integra: http://www.oje.pt/noticias/negocios/cnpc-quer-entrar-no-consorcio-enigalp-em-mocambique


07/03/13, 11:21
OJE/Lusa

Nadza Ceita

Colaboradora do OC
.